Home
Quem sou eu?
A dona barata
O fantasma...
A peq grande
J. e a origem
J. e as palavras
Sofia e a joan...
O bicho mau
Os superpoderes
Cap Malvado
J. Baralho Mat
Fadas sem asas
Quem descobriu
J. 4 Operações
Prêmio/Concurso
Críticas
Fotos/eventos
Outros Contos
Dicas 1º Livro
Curiosidades
Pág. Restrita
Fale conosco



Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
      Nascido em Piripiri, cidade do interior do Piauí, mudei-me para Brasília (DF) no início da década de 1990, em busca de oportunidades. Na capital federal, trabalhei, estudei, casei-me e constitui família. Graduado em Administração pela Universidade de Brasília – UnB (2002), pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade Projeção (Brasília, 2007) e especialista em Contabilidade Pública pela UnB (2009). Servidor público federal, atuante nas áreas de planejamento e orçamento. Dedicado à literatura infanto-juvenil, tenho como publicações mais recentes: “A dona barata (diz que) foi à guerra”; “O fantasma da filha do coronel”; “Joãozinho e as palavras difíceis”, Joãozinho e a origem do Capitão Malvado” e Os superpoderes do Capitão MalvadoTambém tenho publicações pelo método Self Publishing (auto-publicação) da Amazon, no formato Kindle eBook e pelo Clube de Autores, nas versões eletrônicas e impressas.

     Meus primeiros textos publicados foram artigos científicos (monografias), escritos durante os cursos de pós-graduação. Um deles, intitulado `O caráter impositivo da lei orçamentária anual e seus efeitos no sistema de planejamento orçamentário`, alcançou o segundo lugar no XIII Prêmio Tesouro Nacional – STN/2008, com premiação em dinheiro e publicação em E-book distribuído pelo Tesouro Nacional e divulgado em sites do governo federal (STN/MF e SOF/MPOG). Foi a partir das inserções dos textos científicos que percebi que seria capaz de produzir e publicar meus textos.
    Na seara da literatura infantil, meu primeiro livro “A dona barata (diz que) foi à guerra” foi publicado depois de alcançar menção honrosa no I Concurso de Literatura Infantil e Juvenil de 2010 da Companhia Editora de Pernambuco (Recife/PE). Por conta dessa premiação, resolvi investir em contos infantojuvenis e passei a inscrever meus textos em diversos prêmios e concursos literários do gênero.
    Em 2011, um de meus textos voltados para o público juvenil, uma pequena novela intitulada “O fantasma da filha do coronel” alcançou o 1º lugar no concurso nacional de literatura infanto-juvenil promovido pela escritora Eliane Ganem, sendo publicado, inicialmente, pela Editora Arte Final (Niterói/RJ) e, em 2012, o texto “A pequena grande mentira” ficou entre os finalistas no Concurso nacional de literatura infanto-juvenil da Editora Cuore (Tatuapé/SP).
      Outros textos meus também alcançaram êxito em prêmios e concursos literários Brasil a fora, tais como: “Joãozinho e a origem do Capitão Malvado” que ficou em primeiro lugar no Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil-2013, realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa/PR e o conto infantil “Joãozinho e as palavras difíceis” que foi indicado como um dos finalistas do IV Concurso Agostinho de Cultura-2013. Mais recentemente, o texto `O bicho mau` foi selecionado para compor a “ANTOLOGIA: Adentre-me: o almanaque do suspense” da Editora Jogo de Palavras.
     Atualmente, participo ativamente das acirradas disputas literárias país afora buscando meu espaço no universo literário.

Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.

Outros textos publicados

SOUSA, Francisco Hélio de. A necessidade de mudanças na lei orçamentária e o orçamento impositivo. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1444, 15 jun. 2007.

Leia o texto publicado no site da Revista Jus Navigandi

(Caso não consiga acesso diretamente no site: clique aqui e veja o texto em PDF)


SOUSA, Francisco Hélio de. Os efeitos da (des)vinculação dos recursos da União e a flexibilidade orçamentária. Revista de Contabilidade Contemporânea. Florianópolis, v. 5, n. 9. 2008.

Leia o texto publicado no site da Revista RCC

(Caso não consiga acesso diretamente no site: clique aqui e veja o texto em PDF)


SOUSA, Francisco Hélio de. O caráter impositivo da lei orçamentária anual e seus efeitos no sistema de planejamento orçamentário. Tema 3: Orçamentos e sistemas de informação sobre a administração financeira pública. XIII Prêmio Tesouro Nacional. Segundo Lugar, Brasília, DF, 2008 (publicação em CD - E-book).

Leia o texto publicado no site do Prêmio da STN

(Caso não consiga acesso diretamente no site: clique aqui e veja o texto em PDF)



Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
 
Contatos
:
(61) 98171 1303
Críticas e/ou sugestões também podem ser encaminhadas por meio desse site, no e-mail acima ou utilizando-se a guia ao lado, no menu `Fale conosco`.
 

Site sempre em fase de construção - críticas/sugestões: fhelios@gmail.com

Site pronto: NetFacilita