Home
Quem sou eu?
A dona barata
O fantasma...
A peq grande
J. e a origem
J. e as palavras
Sofia e a joan...
Fadas sem asas
Quem descobriu
Premiações
Críticas
Fotos/eventos
Outros Contos
Dicas 1º Livro
Curiosidades
Pág. Restrita
Fale conosco



Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
      Nascido em Piripiri, cidade do interior do Piauí, mudei-me para Brasília (DF) no início da década de 1990, em busca de oportunidades. Na capital federal, trabalhei, estudei, casei-me e constitui família. Sou Graduado em Administração pela Universidade de Brasília – UnB (2002), pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade Projeção (Brasília, 2007) e pós-graduado em Contabilidade Pública pela UnB (2009). Integrante de Carreira do Ciclo de Gestão do Governo Federal, sou Auditor Federal de Finanças e Controle, atuante nas áreas de planejamento e orçamento. Atualmente dedicado à literatura infanto-juvenil, tenho como publicações mais recentes: “A dona barata (diz que) foi à guerra”, pela Editora Cepe (Recife-PE); “O fantasma da filha do coronel”; “Joãozinho e as palavras difíceis” e Joãozinho e a origem do Capitão Malvado pela Editora Adonis (Americana-SP). Também publiquei por meio do método de Self Publishing (auto-publicação) da Amazon (KDP) os livros eletrônicos: “A pequena grande mentira” e “Sofia e a Joaninha: uma amizade nada convencional”. Pelo Clube de Autores, nas versões eletrônicas e impressas, os livros “Fadas sem asas existem” e “Quem descobriu o Brasil? Teriam sido as fadas?”.

     Meus primeiros textos publicados foram artigos científicos (monografias), escritos durante os cursos de pós-graduação. Um deles, intitulado `O caráter impositivo da lei orçamentária anual e seus efeitos no sistema de planejamento orçamentário`, alcançou o segundo lugar no XIII Prêmio Tesouro Nacional – STN/2008, com premiação em dinheiro e publicação em E-book distribuído pelo Tesouro Nacional e divulgado em sites do governo federal (STN/MF e SOF/MPOG). Foi a partir das inserções dos textos científicos que percebi que seria capaz de produzir e publicar meus textos.
    Na seara da literatura infantil, meu primeiro livro “A dona barata (diz que) foi à guerra” foi publicado depois de alcançar menção honrosa no I Concurso de Literatura Infantil e Juvenil de 2010 da Companhia Editora de Pernambuco (Recife/PE). Por conta dessa premiação, resolvi investir em contos infantojuvenis e passei a inscrever meus textos em diversos prêmios e concursos literários do gênero.
    Em 2011, um de meus textos voltados para o publico juvenil, uma pequena novela intitulada “O fantasma da filha do coronel” alcançou o 1º lugar no concurso nacional de literatura infantojuvenil promovido pela escritora Eliane Ganem, sendo publicado pela Editora Arte Final (Niterói/RJ) e, em 2012, o texto “A pequena grande mentira” ficou entre os finalistas no Concurso nacional de literatura infantojuvenil da Editora Cuore (Tatuapé/SP).
      Outros textos meus também alcançaram êxito em prêmios e concursos literários Brasil a fora, tais como: “Joãozinho e a origem do Capitão Malvado” que ficou em primeiro lugar no Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil-2013, realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa/PR e o conto infantil “Joãozinho e as palavras difíceis” foi indicado como um dos finalistas do IV Concurso Agostinho de Cultura-2013.
      Atualmente, participo ativamente das acirradas disputas literárias país afora buscando meu espaço no universo literário.

Outros textos publicados

SOUSA, Francisco Hélio de. A necessidade de mudanças na lei orçamentária e o orçamento impositivo. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1444, 15 jun. 2007.

Leia o texto publicado no site da Revista Jus Navigandi

(Caso não consiga acesso diretamente no site: clique aqui e veja o texto em PDF)


SOUSA, Francisco Hélio de. Os efeitos da (des)vinculação dos recursos da União e a flexibilidade orçamentária. Revista de Contabilidade Contemporânea. Florianópolis, v. 5, n. 9. 2008.

Leia o texto publicado no site da Revista RCC

(Caso não consiga acesso diretamente no site: clique aqui e veja o texto em PDF)


SOUSA, Francisco Hélio de. O caráter impositivo da lei orçamentária anual e seus efeitos no sistema de planejamento orçamentário. Tema 3: Orçamentos e sistemas de informação sobre a administração financeira pública. XIII Prêmio Tesouro Nacional. Segundo Lugar, Brasília, DF, 2008 (publicação em CD - E-book).

Leia o texto publicado no site do Prêmio da STN

(Caso não consiga acesso diretamente no site: clique aqui e veja o texto em PDF)



Não vê essa imagem? Então clique aqui com botão direito do mouse e depois em Mostrar Imagem.
 
 

Contatos
:
(61) 8171 1303
Críticas e/ou sugestões também podem ser encaminhadas por meio desse site, no e-mail acima ou utilizando-se a guia ao lado, no menu `Fale conosco`.
 

Site sempre em fase de construção - críticas/sugestões: fhelios@gmail.com

Site pronto: NetFacilita