
Apresenta um passo a passo para auxiliar o(a) autor(a) iniciante a escrever seu primeiro livro. A premissa básica é a de que escrever um livro é um projeto pessoal e, como tal, pode ser estruturado com começo, meio e fim, utilizados as noções básica e a metodologias aplicadas a outros tipos de projetos para o planejamento e a execução da elaboração de um livro de ficção, onde equipara-se o livro a um produto.
Propõe uma metodologia onde inicialmente é priorizada a organização, com planejamento, rotina e disciplina, para que, após estruturar as ideias, os autores iniciantes possam estar com as mãos e o espírito livres para a fase de criação de suas obras, sem ficar o tempo inteiro se perguntando se poderiam estar fazendo de forma diferente. Uma vez estabelecido o planejamento do livro, passa-se a trabalhar com planos de ação e com o método visando implementar a execução do projeto literário, onde a lógica é transformar a ideia de escrever um livro em um projeto, com início, meio e fim, permitindo aos escritores iniciantes saberem exatamente o que fazer, como fazer e quando fazer, antes mesmo de começar a escrever.
A partir da premissa de que escrever um livro é um trabalho longo e complexo para ser executado de uma única vez, a estratégia (o caminho) começa pela divisão do processo de elaboração de um livro em cinco grandes “pedaços” que denominados de ciclos ou fases, os Ciclos de Produção do Livro (CPL). Em seguida, esses ciclos ou grandes fases são subdivididos em partes cada vez menores, as quais serão consolidadas em um cronograma, com o Fluxo de Elaboração das Tarefas (FET) a serem executas. A seguir, utiliza-se o Modelo de Construção da Narrativa (MCN) para auxiliar o(a) autor(a) iniciante a elaborar o enredo (trama ou intriga) e construir as histórias.
Todo o projeto é conduzido por etapas, possibilitando o acompanhamento e a medição da evolução dos trabalhos e fornecendo uma visão clara do tempo de conclusão do livro
Tudo começa com a ideia original do(o) autor(a) iniciante, a qual é submetida aos testes de viabilidade, evoluindo para a construção do planejamento, o detalhamento de como será execução do projeto e análise da necessidade de contratação (ou não) de terceiros. Por fim, são consolidadas as tarefas executadas para se chegar à entrega do produto almejado, o livro propriamente dito.

Após consolidar as tarefas em um passo a passo, os autores iniciantes podem utilizar o arcabouço teórico sobre as narrativas de ficção, as pesquisas bibliográficas e as informações levantadas previamente, para inserir seus textos preliminares e rascunho no Modelo de Construção da Narrativa (MCN), que é próprio do método. Depois de rascunhar seu enredo (trama ou intriga), os autores iniciantes estarão aptos a construir suas histórias, utilizando as dicas para a elaboração da situação inicial, a complicação, o clímax e o desfecho da narrativa.

Os dados de catalogação e identificação do livro podem ser visualizados na ficha abaixo;

Descrição:
- ISBN: 978-65-00-46406-1
- NÚMERO DE PÁGINAS: 195
- EDITORA: Publicação independente
- FORMATO: (A4) 21×29,7 cm
- AUTOR(A): Francisco Hélio
- CO-AUTOR: Valcides Sousa
- EDIÇÃO/ANO: 1/2022
- TIPO DE SUPORTE: e-book e papel (PDF)
