A pequena grande mentira

É possível que uma pequena mentira, inventada por Pedro Henrique para que faltasse à aula no dia da prova, se torne tão grande a ponto de sair totalmente de seu controle? Descubra você mesmo.


Este conto foi um dos finalistas do 1º Prêmio Nacional Cuore de Literatura Infantil e Infanto-juvenil da Editora Cuore (Tatuapé/SP), promovido no período de 16 de janeiro a 30 de março de 2012 que contou com a participação de centenas de inscritos, ficando “A pequena grande mentira” em sexto lugar. O livro foi publicado primeiramente em outubro/2016 por meio do método de Self Publishing (autopublicação) da Amazon Kindle Direct Publishing – KDP, no formato Kindle eBook. Em 2021 foi novamente publicado pela Editora Adonis (Americana/SP), com revisão ortográfica, pequenos ajustes no texto e novo formato de editoração e ilustração. Por ser escrito em primeira pessoa, o texto busca fazer com que a criança que lê sinta-se dentro da história, vivenciando acontecimentos do seu cotidiano. Algo mais próximo da sua realidade, que lhe sirva de experiência de vida (como por exemplo ter que lidar com uma pequena mentira que se torna tão grande a ponto de sair totalmente de seu controle).



Trata-se de uma mentira (uma dor de dente) inventada por Pedro Henrique para não ter que fazer uma prova para a qual não tinha estudado, embora sua mãe o lembrasse constantemente da data e do conteúdo a ser estudado. Pedrinho inventa uma pequena mentira que sai do seu controle e que se torna uma grande mentira, envolvendo inclusive outras pessoas, e que ao final acaba por fazê-lo ir ao dentista (coisa que ele nem cogitava) e a fazer a prova que perdera mesmo sem ter estudado. Descobre que se tivesse apenas estudado, atendendo aos conselhos de sua mãe, tudo teria se dado de forma mais tranquila. 


Trecho (…) Naquele dia não iria à escola, já tinha tudo planejado. Usaria a tática sugerida pelo meu colega de sala, que disse tratar-se de um plano infalível: inventar uma dor de dente. Resolvi faltar à aula porque ia ser dia de prova e eu não tinha estudado o suficiente (na verdade não tinha estudado nada, mas não podia dizer isto nem de brincadeira). Lembro-me que não foi por falta de aviso que deixei de cumprir com minhas obrigações escolares. Minha mãe leu minha agenda escolar e me alertou sobre a data de realização da prova, bem como do conteúdo a ser estudado. Ela sempre fazia isso com bastante antecedência antes das provas e me fazia prometer estudar com afinco, desta vez não tinha sido diferente. A culpa por não haver estudado não era minha e sim do videogame, mas eu não me arriscaria a tentar convencer a Dona Maria com esse motivo. A mim restava buscar outras justificativas.


Resultado do 1º Prêmio Nacional Cuore de Literatura Infantil e Infanto-juvenil da Editora Cuore (Tatuapé/SP)


Certificado


Lançamento


Publicações na mídia

Escritor premiado de Brasília lança sexto livro infantojuvenil pela Editora Adonis: A pequena grande mentira

Descrição

  • ISBN: 978-65-86844-45-0
  • NÚMERO DE PÁGINAS: 24
  • EDITORA: Adonis
  • FORMATO: 20×25 cm 
  • AUTOR(A): Francisco Hélio 
  • ILUSTRADOR(A): Dam d’ Souza