O conflito e o planejamento de um livro: como criar uma narrativa adicionando um conflito a um texto comum?

Anteriormente [O Conflito Dramático(2)] , começamos a apresentar os cinco primeiros passos para levar adiante o projeto literário d’um livro. Dando continuidade, apresentamos o terceiro passo:

3) Transforme sua ideia em objetivos e metas

Para o passo seguinte, pense no conflito, ou seja, na situação problemática que os personagens viverão e em como se dará a superação do conflito. Perceba que, com isso em mente, e com o acúmulo de informações até aqui, a ideia inicial começa a apresentar uma maturidade suficiente para que os objetivos a serem realizados possam ser explicitados.

Eles devem ser formulados visando especificar aquilo que se quer atingir a partir da realização do projeto literário de escrever um livro, apresentando soluções para o problema demandado ou respondendo à oportunidade percebida.

O objetivo geral é o que precisa ser feito para alcançar o sonho. Mira na visão de futuro, no propósito para os próximos seis meses a um ano (livro escrito e publicado). Assim, temos um sonho, um futuro desejável estabelecido, mas precisamos tirá-lo do campo das ideias e colocá-lo no papel ou numa tela.

Com esse intuito, podemos utilizar uma fórmula definida na literatura específica para a elaboração de um objetivo geral, que é: verbo no infinitivo + objeto + um complemento (que pode ser uma condição, requisito ou restrição). [1] No caso do complemento, vinculamos ao tema anteriormente identificado, qual seja: “ Amor às escondidas ”.

Nesse mesmo sentido, podemos fazer algo semelhante para elaborar os objetivos específicos. Você vai usar um verbo no infinitivo, mais uma das palavras-chave destacadas entre aquelas que você sublinhou, colocou em itálico ou negrito anteriormente e que vai agora desdobrar em assuntos correlatos ao objetivo principal.

Na verdade, com esses objetivos específicos, queremos saber como comprovar o alcance do objetivo principal. Ou seja, como se dará a sua materialização por meio de objetivos menores.

Novamente podemos recorrer à descrição da cena, situação ou comando que deu origem à ideia inicial ( no post anterior ). Vamos agora adicionar novas palavras ou expressões:


Definindo os Objetivos

Objetivo geral (principal)(verbo) Desenvolver/criar/escrever/narrar + (objeto) um livro + complemento (vinculado ao tema)
Escrever um livro tendo como tema um amor às escondidas em função de uma relação conturbada entre uma simpática e bem humorada comerciante e um estranho pescador de temperamento agressivo , folha penal corrida e um passado obscuro , descrevendo como eles superaram grandes obstáculos e conseguiram consolidar o relacionamento entre os dois.
Objetivos específicosUm verbo + palavra-chave ou expressão retirada do objetivo + complemento (vinculado ao assunto)
Descrever como surgiu a relação conturbada entre a protagonista e o pescador na história.
Detalhar como o temperamento agressivo do pescador influencia em sua relação com a protagonista.
Desvendar o passado obscuro do pescador e como ele se torna motivo de conflitos na relação.
Explicar como a folha penal suja do pescador se torna um obstáculo a ser superado para consolidar o relacionamento entre os dois.

4) Imagine como serão os personagens e quais serão suas características físicas ou psicológicas

Antes de sentar-se para escrever, você precisa conhecer seus personagens. [2] Nesse sentido, as respostas aos questionamentos intuitivos do Plano de Ação (5W2H) também abrirão as portas para que sejam apresentados outros personagens que participarão da narrativa ao lado da protagonista (Dona Conceição). Eles também devem ser identificados e caracterizados, inclusive o pescador ainda inominado.

A descrição dos personagens deve fomentar o conflito dramático , ou seja, “a marca da ação e das forças opostas do drama”. Lembrando-se que há conflito toda vez que dois ou vários personagens têm atitudes, ideias ou visão do mundo opostas: amor/ódio, opressor/oprimido etc. [3].

Lembre-se disso ao caracterizar seus personagens, atribuindo-lhes qualidades, personalidades ou características contraditórias.

Dito isso, com as informações que temos sobre Dona Conceição e o pescador, já podemos fazer um breve quadro-resumo de caracterização dos personagens, tendo como base o grau de importância para o desenvolvimento do conflito, o grau de densidade psicológica e os personagens básicos de uma narrativa. [4]


Quadro-resumo de caracterização dos personagens

Parentesco/
Relação/ Caracterização*
PrincipaisSecundários
Protagonista(s)
(o herói ou heroína)
Antagonista (faz o mal ou causa danos)Demais (mentor, auxiliar, pai etc.)
Nome/ ApelidoDona Conceição   
Profissão/ OcupaçãoComerciantepescador  
Feitos / status
ou posição social
É dona de uma loja de variedades, que inclui material de pesca   
Interesses/
Pretenções/
Objetivos
Refazer sua vida e ter um companheiro para ajudá-la no comércioSe diz injustiçado. Tenta comprovar sua inocência e limpar sua ficha policial  
Personalidade
(carater, índole, moral)
De personalidade forte, persistente, defende suas opiniões com firmezaIntrovertido, cauteloso e de comportamento arredio   
Características (físicas, sociais, psicológicas)Viúva do primeiro casamento, ela é bonita, simpática e bem humorada, embora seja insegura e tema sofrer com um novo relacionamentoHomem simples, de meia-idade e estatura mediana, que pouco fala e quase não sorri.  
Qualidades/
Pontos fortes
Honesta, trabalhadora e excelente comerciante (querida na vizinhança)Não gosta de mentiras, embora perceba que dizer a verdade assusta e afasta as pessoas  
Defeitos/
Pontos fracos
   Temperamento agressivo (para se proteger e afastar as pessoas)  
OutrosCuida da loja de variedades sozinha, desde a morte do maridoO pescador não é uma pessoa má, mais seu passado obscuro e a ficha criminal assustam  
* A descrição dos personagens deve fomentar o conflito dramático, a marca da ação e das forças opostas do drama. Lembre-se disso quando for caracterizar seus personagens, atribuindo-lhes interesses, qualidades, personalidades ou características contraditórias

Caracterização dos personagens

Veja que a protagonista é a “Dona” de uma loja de variedades, que inclui material de pesca (o que a aproxima do outro personagem). Ao mesmo tempo em que é simpática e bem humorada, ela tem personalidade forte, é persistente e defende suas opiniões com firmeza. Ela é viúva do primeiro casamento, é honesta, trabalhadora e excelente comerciante, sendo benquista na vizinhança.

Observe a oportunidade que surge de detalhar, na caracterização do campo “Outros”, como se deu a morte do marido de Dona Conceição, a qual pode agregar mais um objetivo específico. Ou seja, mais um assunto a ser tratado na hora da escrita.

O inominado pescador, de passado obscuro, se diz injustiçado. Tem como pretensões provar sua inocência e limpar sua ficha policial. Ele apresenta qualidades e personalidades contraditórias: ao mesmo tempo em que é introvertido e de comportamento arredio, não gosta de mentiras, mesmo sabendo que dizer a verdade assusta e afasta as pessoas. Não é uma pessoa má, embora tenha um histórico de temperamento agressivo, que se manifesta para se proteger e afastar propositalmente as pessoas.

Note que a ênfase dada à narrativa (pelo autor) é a de duas pessoas que querem reconstruir suas vidas, onde uma se sente só, e atarefada com assuntos comerciais, após a inexplicada morte do marido, e o outro se diz inocente e injustiçado.

Contudo, esse ponto de vista poderia ser outro totalmente diferente. O pescador poderia, por exemplo, ser um homem mau e exercer o papel de antagonista da história, a depender do caminho adotado pelo(a) escritor(a).

5) Planeje a organização dos fatos

Sugerimos planejar a organização dos fatos estruturando o enredo em partes (introdução, complicação, clímax e desfecho), ou imagine uma maneira de subverter essa estrutura. Lembrando que você também pode começar por descrever as cenas ou capítulos do meio ou do final (depois você rearranja).

Somente após organizar as ideias e os fatos de forma planejada é que os escritores iniciantes passam a estar com as mãos e o espírito livres para a fase de criação de suas obras.

No nosso exemplo de texto simplório, já começamos por descrever a cena ou situação onde o narrador diz que:

(…) Hoje fui à sua loja [da Dona Conceição] que, como sempre, estava cheia de gente…”

Agora já podemos dar continuidade a esse texto de origem cotidiano, transformando-o em uma narrativa de ficção. Podemos descrever o que aconteceu logo em seguida, ou no dia seguinte, ao voltar à “ loja [da Dona Conceição] ” para “ fazer compras ali ”. O que mudou? Quem apareceu? Onde, quando e como aconteceu?

Há ainda outros passos importantes a serem planejados para desenvolver uma boa história [5]. Entanto , com o que foi estruturado até aqui, já podemos partir para a segunda parte da orientação inicial, contida na reflexão de Umberto Eco, sobre o ato de narrar:

“(…) pronto : pode-se começar a escrever, traduzindo em palavras o que não pode deixar de acontecer”. [6]


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Notas

[1] Conforme MGPro 4.0 (BRAZIL, Bacen 2013: 41).

[2] De acordo com Sydfield (1979: 33/35) citado por Diego Andaur & Maximiliano Albornoz (s/d: 13).

[3] Citado por Olga Reverbel, In OFICINA DE TEATRO: Teatro Total, Assess. Comunicação (ver bibliografia).

[4] Ao preencher os dados iniciais do quadro-resumo, também podemos recorrer ao princípio das dimensões e ao arco de personagem.

[5] Até aqui trabalhamos apenas o primeiro formulário do método “Meu Sonho Meu Livro”. No entanto, há outros passos que devem ser planejados antes de começar a escrever um livro. Dentre eles, a elaboração de uma sinopse e a estratégica do autor quanto à condução do projeto. Também tem as estratégias quanto ao processo de escrita, definindo o foco narrativo e o discurso narrativo, dentre outros.

[6] Umberto Eco (1985: 21), citado por William Cereja & Carolina Viana (2023: 149), grifo nosso.


Bibliografia

ANDAUR, Diego Letelier & ALBORNOZ, Maximiliano Trejo. Cómo conocer a tu protagonista. Universidad Mayor para espíritus emprendedores. (S/d). Disponível em PDF:https://chilemonos.cl/tesinas/Como%20conocer%20a%20tu%20personaje.pdf. Acesso em 11/04/2024.

BRASIL, Banco Central. MGPro 4.0 – Metodologia de Gerenciamento de Projetos, de Programas e de Portifólios Corporativo do Banco Central do Brasil, 4ª Ed. Brasília. Bacen, 2013.

CEREJA, William & VIANNA, Carolina D. Português: Linguagem, 9º ano. 10 ed. São Paulo: Atual, 2023.

Outras referências bibliográficas

OFICINA DE TEATRO: TEATRO TOTAL (Assessoria de Comunicação). O Conflito Dramático. Divulgação 08/08/2011, disponível em: https://teatrototalilheus. blogspot. com/2011/08/o-conflito-dramatico.html#:~:text=H%C3%A1%20que%20se%20afirmar %20que,%2C%20opressor%2Foprimido%20etc%E2%80%9D. Acesso em dez/2023.


Por Francisco Hélio de Sousa

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