Transforme sua ideia em um projeto literário e planeje como começar a escrever seu livro de ficção
Se você é daqueles que precisa de uma motivação para saber “como começar a escrever seu livro”, saiba que motivos é o que não faltam para dar a pontapé inicial no processo de escrita do seu livro de ficção.
O último Retrato da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-livro (5ª Edição*), avaliou que 52% dos brasileiros têm o hábito de leitura, e que a média de livros inteiros lidos em um ano é de 4,2 livros por pessoa .
Com efeito, esses dados ilustram um mar de oportunidades para novos escritores, sem contar com o percentual que ainda não tem o hábito de leitura ou dos que estão ávidos por fazer parte dessas estatísticas.
Esse levantamento é de 2020, no entanto, permanece atual em função de sua periodicidade quadrienal.
Por sua vez, ele com certeza serviu, e ainda serve, de motivação para que autores iniciantes (onde me incluo) possam se aventurar em busca desses milhões de leitores.
Evite começar a escrever o seu livro de maneira apenas intuitiva
O sonho de ser um(a) escritor(a), que por si só já costuma levar os autores iniciantes a se aventurarem pelo mundo maravilhoso da literatura, é reforçado com este tipo de levantamento, em especial entre aqueles que desejam inserir seus livros no mercado.
Por certo, motiva algumas pessoas a recuperar seus rascunhos antigos, tirar ideias das gavetas, buscar inspiração e sentirem-se motivadas a pôr em prática seus escritos.
Contudo, é nesse momento de empolgação, que os neófitos no mundo literário ou mesmo alguns dos que já têm alguma ideia e visualizam as oportunidades de escrever um livro, se deparam com uma pergunta que pode vir a se tornar um grande obstáculo: – Por onde começar?
Alguns optam pelo caminho tido como “mais fácil e rápido” e conduzem suas histórias de forma apenas intuitiva (digo-o, por que já o fiz).
No entanto, não raro, acabam por perder o foco, desperdiçar tempo e recursos, protelar ou abandonar o sonho de ver seu livro escrito e publicado.
Não se trata apenas de sentar-se e começar a escrever o seu livro
Isso acontece porque, diferentemente do que pensam os candidatos a escritores iniciantes mais desavisados, não se trata apenas de sentar-se em frente ao computador, mesa ou escrivaninha e digitar ou escrever tudo o que lhe vem à cabeça.
Isso ajuda, mas não é suficiente.
Por certo, é quando se começa a escrever um livro que se percebe que os desafios são muitos e eles surgem naturalmente.
Adote uma metodologia ou planejamento para escrever seu livro
Então, para que você – caro(a) escritor(a) iniciante – não seja pego de surpresa logo na largada, ao definir por onde começar, sugiro adotar algum tipo de metodologia ou planejamento inicial.
Em especial um método ou planejamento que priorize a organização, com rotina e disciplina para que, após estruturar suas ideias, você fique com as mãos e o espírito livres para a fase de criação de suas obras, sem ficar o tempo inteiro se questionando porque não fazer de forma diferente.
A título de exemplo, sugiro ouvir a voz da experiência. De acordo com Umberto Eco (2003):
“Antes de tudo, para escrever um livro, o ato de escrever vem depois. Primeiro lê-se, preenchem-se fichas, desenham-se retratos de personagens, mapas dos locais e esquemas de sequências temporais”.
Ou seja, é preciso um planejamento para que a sua obra não passe por grandes percalços, retardos ou retrabalhos depois.
E, para isso, sugiro conhecer a nossa metodologia: o método Meu Sonho Meu Livro.
Conheça uma metodologia que vai te ajudar a saber “como começar a escrever seu livro“
Ao utilizar esse método, começamos por tratar a ideia de escrever um livro como sendo um verdadeiro projeto. Nesse sentido, vamos buscar criar oportunidades de realização, definir objetivos, recursos planejados, estipular prazos, promover entregas etc.
Para isso, sugerimos partir da premissa de que escrever um livro é um trabalho longo e complexo para ser executar de uma única vez. O fluxo do método (o passo a passo) é o que visualizamos na figura a seguir:
Método Meu Sonho Meu Livro

Como funciona o método que vai te ajudar a realizar o sonho escrever seu livro
Assim, nossa estratégia sugere dividir todo processo em pedaços chamados de fases ou ciclos de produção, e que são os primeiros grandes produtos intermediários.
Em seguida, dividimos essas grandes fases ou ciclos em subprodutos ou pacotes de serviços, e esses subdividimos em partes cada vez menores (tarefas).
Ato contínuo, consolidamos as tarefas em um cronograma contendo o fluxo de elaboração de tarefas.
Após consolidar as tarefas em um passo a passo, os escritores iniciantes podem utilizar o arcabouço teórico sobre as narrativas de ficção, as pesquisas bibliográficas e as informações levantadas anteriormente (em formulários), para inserir seus textos preliminares e rascunhos no modelo de construção da narrativa , que é próprio do método.
Depois de rascunhar seu enredo (trama ou intriga), os escritores iniciantes vão poder construir suas histórias utilizando as dicas para a elaboração da situação inicial, a complicação, o clímax e o desfecho de sua narrativa.
Então, tudo começa com a validação da ideia e evolui para a construção do planejamento.
Em seguida, dá-se o detalhamento de como será a execução do projeto e a analise sobre a necessidade (ou não) de contração de terceiros.
Por fim, consolida-se as tarefas em um cronograma que vai direcionar as entregas do projeto literário.
Todo o projeto é conduzido por etapas, possibilitando acompanhamento e medição da evolução dos trabalhos para fornecer uma previsão do tempo de conclusão de seu livro.

Quer saber como escrever seu primeiro livro de ficção utilizando noções de planejamento?
Então, acesse o curso Meu _ Sonho_Meu_Livro e tire o seu livro de ficção do campo das ideias para materializá-lo no papel ou na tela.
Ou adquira o livro digital Guia Prático Meu Primeiro Livro, para saber como escrever um conto, novela ou romance.
Nota
* Conforme “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-livro, realizado a cada quatro anos desde 2007, e cuja pesquisa, em âmbito nacional, tem por objetivo avaliar o comportamento do leitor brasileiro. Foram realizadas edições em 2007, 2011, 2015 e 2019, e a mais recente, a 5ª edição de 2019, publicada em formato de livro 2020. Disponível em “Plataforma pró-livro” daquele instituto.
Referência bibliográfica
ECO, Umberto. Confissões de um jovem romancista [recurso eletrônico]. Tradução de Clóvis Marques. 1 edição. Rio de Janeiro: Registro, 2018.
ECO, Umberto. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 277 a 305. Texto adaptado pela prof. Luciane Raupp, FACCAT, RS, sob o título: Como se escreve? Disponível em http://www.tirodeletra.com.br/como/UmbertoEco.htm. Acesso em 05/02/2024.
Por Francisco Hélio de Sousa
fhelios@gmail.com