Um dos grandes desafios que se apresentam para os escritores iniciantes é o de conhecer melhor o seu leitor. Ou seja: para quem escreverá suas histórias?

Nesse sentido, uma fonte de dados bastante interessante, que faz parte dos levantamentos mais recentes sobre os hábitos de leitura, e que serve para motivar aqueles que desejam inserir seus textos no mercado, é uma pesquisa em âmbito nacional que tem por objetivo avaliar o comportamento do leitor brasileiro. [1]

O último Retrato da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-livro (6ª Edição), avaliou que 47% dos brasileiros têm o hábito de leitura. Ou seja, considerando-se a estimativa populacional brasileira, os dados apontam que o país tem atualmente 93,4 milhões de leitores (considerando a população com cinco anos ou mais).[2]

Veja que esses dados ilustram um mar de oportunidades para os novos escritores, sem contar com o percentual que ainda não tem o hábito de leitura, ou dos que estão ávidos por fazer parte dessas estatísticas.

Pesquisa nacional de avaliação do comportamento do leitor brasileiro

A pesquisa também mostrou que a média de livros inteiros ou em partes lidos em um ano é de 3,96 livros por pessoa.

Em uma comparação com outros países, desde 2007 que o brasileiro costuma ler apenas cerca de quatro livros por ano. Nos Estados Unidos, por exemplo, a população lê, em média, 11 livros por ano. os franceses leem 7 (sete) [3] , e os canadenses leem 12 livros por ano [4] , o que indica um índice de leitura bem abaixo da média.

Média de livros lidos por ano

No entanto, a notícia boa para os escritores iniciantes é que, entre os leitores, 75% das pessoas gostariam de ter lido mais, e dentre as principais razões para não conseguirem fazê-lo, citam a falta de tempo a impaciência e o cansaço.

Os números nos mostram que não basta apenas ser um leitor. É necessário também fazer com que outras pessoas descubram o prazer que existe por trás de cada página. Daí o desafio que propomos aos escritores:

– Que nunca nos falte uma boa história para inspirar e transformar o cenário da leitura no Brasil!

Para que os escritores iniciantes possam conhecer de forma detalhada o seu leitor, apresentamos a seguir um breve resumo da pesquisa onde podemos traçar o perfil, as motivações e os hábitos dos leitores brasileiros:

Conhecer o leitor

Perfil do leitor(5)

Resumo: o que você precisa saber para conhecer seu leitor?

As mulheres seguem lendo mais do que os homens. Aproximadamente metade delas leem, enquanto dentre o público masculino o hábito de leitura é de 44%. Os resultados de 2024 reforçam uma tendência percebida desde 2007: quanto maior a escolaridade e a renda, maior é o hábito de leitura de livros, assim como também é maior entre aqueles que ainda são estudantes. Estes últimos, sobretudo pela leitura de livros indicados pela escola, didáticos ou de literatura.

Entre os três gêneros que as pessoas mais costumam ler, a Bíblia aparece em 1º lugar, com 38% das respostas, seguida pelos contos e os romances.

Ao analisarmos as principais motivações dos leitores, temos que os principais motivos que levam à leitura são: o “gosto pessoal” (com 24%), e a “distração”, ou seja, o lazer (com 15%), juntamente com a atualização cultural ou conhecimento geral.

Outra notícia excelente para os autores iniciantes apontada nessa pesquisa, especialmente para aqueles que acreditam que os leitores só querem ler os autores clássicos ou famosos, é a de que, dentre os fatores que mais influenciam na escolha do livro, o primeiro é o tema ou assunto (30%), seguido pela capa (com 12%) e, empatado com a dica de outras pessoas, está o título do livro (com 11%). Somente em quinto lugar a escolha do livro é influenciada pelo nome do autor.

Sobre o formato: 57% ler livros impressos; 22% optam por livros digitais e 21% não têm preferência definida.

De posse dessas informações, os escritores iniciantes já podem conhecer melhor o seu leitor e direcionar as suas narrativas para o público-alvo desejado.

Quer saber como escrever seu primeiro livro de ficção utilizando noções de projeto e de planejamento?

Então, acesse o curso Meu_Sonho_Meu_Livro e tire o seu livro de ficção do campo das ideias para materializá-lo no papel ou na tela.

Ou adquira o livro digital Guia Prático Meu Primeiro Livro, para saber como escrever um conto, novela ou romance.


Notas

[1] Leitor  é aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro de qualquer gênero, impresso ou digital, nos últimos 3 meses. Já o  não leitor  é aquele que não leu nenhum livro, ou parte de um livro, nos últimos 3 meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses. A iniciativa reuniu 5.504 pessoas em 208 municípios brasileiros [6ª Edição Retratos da Leitura no Brasil (2024)] .

[2] Conforme “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-livro. Disponível em “Plataforma pró-livro” desse instituto.

[3] Os dados, de 2005, são da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), que integram o Instituto Pró-Livro. In Brasileiro lê um livro por ano, revela pesquisa. Notícia do site do Colégio Objetivo (ver bibliografia).

[4] Por que o brasileiro lê tão pouco? Encarte especial (2022) da Unisinos (ver bibliografia).


Referências bibliográficas

RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL, do Instituto Pró-livro. Realizada a cada quatro anos desde 2007, uma pesquisa de âmbito nacional, tem como objetivo avaliar o comportamento do leitor. Foram realizadas edições em 2007, 2011, 2015 e 2019. A mais recente foi a 6ª edição de 2024, publicada em formato de livro. Disponível em “Plataforma pró-livro” daquele instituto. https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2024/11/Apresentac%CC%A7a%CC%83o_Retratos_da_Leitura_2024_13-11_SITE.pdf. Acesso em dez/2024.

NOTÍCIAS UNISINOS. Por que o brasileiro lê tão pouco?. Encarte especial de 11 de outubro de 2022 da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Campus São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.unisinos.br/noticias/por-que-o-brasileiro-le-tao-pouco/#:~:text=Em%20uma%20compara%C3%A7%C3%A3o%20m %C3%A9dia%20com,alguns%20deles%20podem%20ser%20analisados. Acessado em dez/2024.

AGÊNCIA BRASIL (atribuído). Brasileiro lê um livro por ano , revela pesquisa. In Notícia do Colégio Objetivo. Disponível em: https://www.objetivo.br/institucional/noticias. aspx?titulo=brasileiro-le-um-livro-por-ano-revela-pesquisa . Acessado em dez/2024.


Por Francisco Hélio de Sousa

fhelios@gmail.com

@fhelios

www.fhelios.com.br