Joãozinho e as palavras difíceis

O que quer dizer “palavras difíceis”? São as maiores ou mais complicadas? Hum… pode ser uma, ou outra, ou ambas, mas será preciso fazer uma degustação para saber. Comece por aqui.


O texto Joãozinho e as palavras difíceis ficou entre os finalistas do IV Concurso Agostinho de Cultura – 2013, promovido pela editora Adonis (Americana/SP) que contou com a participação de cerca de 100 obras inscritas, oriundos de 9 Estados brasileiros, sendo indicado pelo júri como terceiro lugar na Série Leitor em Processo (a partir de 8 anos). As obras tiveram como critério para análise do júri: trabalho estético com a linguagem, coerência, construção do narrado, caracterização das personagens, ambientação e temporalidade, e potencialidade interpretativa. O livro foi publicado em setembro de 2016 e narra como, a partir de situações cotidianas, Joãozinho percebe a importância de se buscar conviver melhor com outras pessoas, atuar em grupo e interagir com os colegas na escola. Ele também aprende como enfrentar seus medos buscando superar a resistência aos estudos e ao seu vocabulário reduzido por meio de um desafio que lança para a si mesmo, o qual estende depois aos colegas da escola: elaborar cotidianamente “listas de palavras difíceis”. 



Nessa história, conta-se como um menino de comportamento tímido e introvertido, que não gostava de estudar, despertou seu interesse por aprender coisas novas e como isso melhorou seu relacionamento com outras pessoas e o seu desempenho na escola. Sua resistência aos estudos, o vocabulário reduzido e seu trauma com a utilização de “palavras difíceis” foi sendo aos poucos superados e Joãozinho viu crescer sua autoestima, determinação e perseverança. A partir de situações cotidianas, o menino percebe a importância de se buscar conviver melhor com outras pessoas, atuar em grupo e interagir com os colegas na escola. Joãozinho decide enfrentar seus medos e resolve lançar um desafio a si mesmo, o qual estende depois aos colegas da escola: elaborar “listas de palavras difíceis”. A elaboração de tais listas envolve um pacto estabelecido entre eles que acaba por beneficiar a todos os membros do grupo e que, posteriormente, se estende a toda a escola, levando Joãozinho a ser reconhecido como exemplo de persistência e motivação para os demais alunos da escola. As novas situações com as quais Joãozinho se depara servem para se refletir sobre a importância de estudar, conhecer coisas novas, valorizar o aprendizado e se manter atualizado. Servem como experiência de vida.


Trecho (…) Joãozinho era um garoto de comportamento tímido e introvertido que não gostava muito de estudar e tinha dificuldade em se comunicar com outras pessoas. Por não se dedicar aos estudos, seu vocabulário era reduzido e ele não gostava de ter de lidar com palavras novas, diferentes, especialmente aquelas que fugiam ao seu uso cotidiano, as quais rotulava de “palavras difíceis”. (…) Joãozinho percebeu, por si só, que sua desatenção com relação às palavras que considerava difíceis poderia lhe criar situações indesejadas ou embaraçosas ou até mesmo atrapalhar seu desenvolvimento pessoal. Já começava a ser motivo de piadas entre os meninos de sua idade. Resolveu então começar, ainda que de forma tímida, a pesquisar e conhecer algumas palavras diferentes que ouvia no cotidiano e, vez por outra, arriscava-se a falar algo utilizando uma linguagem mais elaborada. As situações cotidianas também exigiam cada vez mais conhecimentos por parte de Joãozinho. Foram muitas as situações em que o menino precisou, se não usar, pelo menos conhecer palavras novas, motivando-o a mudar suas convicções.


Publicação na mídia

Descrição:

  • ISBN: 978-85-7913-366-4
  • NÚMERO DE PÁGINAS: 56
  • EDITORA: Adonis
  • FORMATO: 15×21 cm 
  • AUTOR(A): Francisco Hélio
  • ILUSTRADOR(A): Paulo R. Masserani