O conflito e o planejamento de um livro: como começar a criar uma narrativa a partir da adição de um conflito a um texto que retrata uma situação comum?

Dando continuidade ao texto anterior sobre o conflito dramático

Vamos dar início à jornada de construção da narrativa com a elaboração de uma frase que descreva a cena, situação ou comando que relaciona: o problemático “ pescador [que] possui um temperamento agressivo e uma folha penal ‘ suja’”, com a simpática e bem humorada comerciante.

Para isso, podemos adotar o que chamamos de os cinco primeiros passos para projetar um livro:

1) Defina qual é a ideia inicial (bem como o problema e a oportunidade) [1]

A ideia é algo tão importante para a escrita que às vezes nasce antes mesmo do sonho de escrever um livro.

No entanto, além de imaginar a ideia inicial do conflito dramático em uma única frase que descreva a cena, situação ou comando, relacionando de forma conflituosa o que identificamos como sendo o pescador tido como “bandido” e a Dona Conceição “boazinha”, precisamos Identificar também o problema sobre o qual vamos nos debruçarmos para alcançar a oportunidade percebida.

No nosso exemplo, o problema a solucionar será “como desenvolver e materializar a ideia pensada visando transformá-la em um livro” e a busca da solução passa por tratar a ideia de escrever um livro como sendo um verdadeiro projeto pessoal . Para isso, vamos utilizar um plano de ação para criar oportunidades de realização, estabelecendo objetivos, planejando recursos, estipulando entregas etc.

Uma das oportunidades percebidas poderia ser a de escrever um livro para eternizar um momento, presentear amigos ou vender alguns exemplares.

Nesse momento, concentre-se na ideia central da história (o enredo, trama ou intriga), deixando outros elementos essenciais da narrativa para serem pensados oportunamente, tais como os demais personagens, o tempo e o espaço.

Nesse caso, a ideia inicial poderia ser a seguinte:


“Contar a história de uma relação conturbada entre uma simpática e bem humorada comerciante (Dona Conceição) e um estranho pescador de temperamento agressivo e com uma folha penal suja, cujo passado obscuro é visto como um grande obstáculo ao relacionamento entre os dois”.


Observe que, numa única frase (embora ainda esteja longa), adicionamos:

  • um conflito (uma relação conturbada de bandido e mocinha);
  • um problema (algo que perturba a paz e a harmonia, que é a ficha corrida criminosa do pescador); e
  • um obstáculo (algo a ser superado, que é um passado obscuro).

Com isso, utilizando esse recurso às palavras-chave ou expressões: “relação conturbada” e “passado obscuro” ou mesmo outras palavras e expressões que venham a ser utilizadas para denotar conflitos , problemas , obstáculos etc., você vai tornar sua história, desde o início, um pouco mais interessante para você e para o seu leitor. [2] Faça algo parecido com a sua ideia.

Aperfeiçoando o núcleo da ideia inicial, o problema e a oportunidade, temos:


Ideia, problema e oportunidade

IdeiaNarrar uma história sobre a relação conturbada entre Dona Conceição e um estranho pescador com um passado obscuro, descrevendo os obstáculos enfrentados para consolidar o relacionamento entre os dois.
ProblemaDesenvolver a ideia, visando transformá-la em um livro.
OportunidadeEscrever um livro para eternizar um momento, presentear amigos ou vender alguns exemplares.

2) Identifique por onde vai começar

Ao se questionar sobre os primeiros passos (por onde começar?) naturalmente já surgem outras perguntas. Algumas delas são meio que intuitivas para o desenvolvimento de uma narrativa, tais como: onde , quando , como e com quem ocorreu o episódio?


De fato, quando começamos a tratar a ideia de escrever um livro como sendo um verdadeiro projeto, surgem essas e outras perguntas intuitivas, oriundas do Plano de Ação 5W2H [3] . As respostas a essa perguntas são de grande importância para o desenrolar do processo de escrita criativa.


Os escritores iniciantes precisam dedicar algum tempo para responder a essas perguntas de forma satisfatória, e uma boa dica nesse sentido é a de tentar compreender melhor o que exatamente se quer com cada pergunta. Sugerimos considerar as seguintes orientações:

Perguntas orientadoras

PerguntaComplemento
(What) O que… está sendo tratado? O que aconteceu?Quais são os detalhes; o objeto, o assunto? Caracteriza o enredo, que se constitui pelos fatos que constroem o texto; a trama.
(Who) Quem… são os personagens? Com quem aconteceu? Quem fez?Quem está envolvido na trama? Caracteriza os personagens.
(Why) Por quê… narrar a história? Por que isso aconteceu?Para que? Qual a importância do assunto? Corresponde ao motivo desencadeador da trama, o conflito gerador do enredo.
(When) Quando… se dá a história?  Quando aconteceu?Período em que se dá a história. Caracteriza o tempo em que os fatos aconteceram.
(Where) Onde… será narrada a história? Onde aconteceu?Espaço/local em que acontece a história. Caracteriza o ambiente em que os fatos aconteceram.
(How) Como… fazer isto (a história)? Como aconteceu? Em quais circunstâncias se deram os fatos?Como construir uma narrativa, meio, forma, dinâmica? Caracteriza o modo como a trama se desenrola.
(How much) De quanto… é o orçamento?Qual será o gasto? Em quanto tempo será concluído?

Gênero, tema, público-alvo e título

Respondidas às questões iniciais, já é possível estabelecer um assunto geral, um tema sobre o que você deseja escrever, mesmo que ainda não saiba muita coisa sobre o assunto ou seu desenrolar. Também é importante utilizar as respostas das perguntas intuitivas para identificar a que público-alvo seu texto é direcionado (infantil, juvenil ou adulto, ou mesmo um público leigo ou especializado).

Com um pouco mais de esforço já podemos estabelecer outras informações, tais como o gênero literário e um título para o livro.

As informações que temos até aqui são poucas, mas, para os fins deste texto, vamos supor que as perguntas acima foram devidamente respondidas e que podemos inferir as seguintes definições:


GêneroConto / Novela / Romance
TemaAmor às escondidas
Público-alvoAdulto
Título (provisório)O amor secreto de Dona Conceição e o pescador

Continua em… O conflito dramático(3) – Planejamento do texto de um livro de ficção


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Notas

[1] Essas definições vão ajudar a “projetizar” seu planejamento do texto, uma vez que “o início de qualquer projeto [mesmo um literário] se constitui de uma ideia para a solução de um problema ou a obtenção de uma oportunidade percebida” (PEREIRA FILHO, 2007: 21).

[2] Sobre essa preocupação com o leitor, Umberto Eco afirma que “as únicas coisas que os autores escrevem para si mesmos são as listas de compras (…). Tudo mais (…) são mensagens destinadas a outra pessoa. Não são monólogos; são diálogos (ECO, 2018: 59, apud CEREJA & VIANNA, 2023).

[3] Os 5 “Ws” e 2 “Hs” do Gerenciamento de Projetos : Por quê? Quem? O que? Como? Quando? Onde? e Quanto? Também conhecidas como perguntas orientadas ou Plano de ação 5W2H (SELIG, 2008:63).


Bibliografia

CEREJA, William & VIANNA, Carolina D. Português: Linguagem, 9º ano. 10 ed. São Paulo: Atual, 2023.

PEREIRA FILHO. Práticas de melhoria do valor no gerenciamento de projetos. Revista Mundo Project Management. Ano 4. Nº 22 – ago/set – 2007.

SELIG, Gad. J. Excelência em Programas e Projetos. Os fatores críticos de sucesso e as melhores práticas aplicadas nas empresas de classe mundial . Revista Mundo Gerenciamento de Projetos. Ano 4. Nº 20 – abr/mai – 2008.


Por Francisco Hélio de Sousa

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