O conflito e o planejamento de um livro: como começar a criar uma narrativa a partir da adição de um conflito a um texto que retrata uma situação comum?
Dando continuidade ao texto anterior sobre o conflito dramático …
Vamos dar início à jornada de construção da narrativa com a elaboração de uma frase que descreva a cena, situação ou comando que relaciona: o problemático “ pescador [que] possui um temperamento agressivo e uma folha penal ‘ suja’”, com a simpática e bem humorada comerciante.
Para isso, podemos adotar o que chamamos de os cinco primeiros passos para projetar um livro:
1) Defina qual é a ideia inicial (bem como o problema e a oportunidade) [1]
A ideia é algo tão importante para a escrita que às vezes nasce antes mesmo do sonho de escrever um livro.
No entanto, além de imaginar a ideia inicial do conflito dramático em uma única frase que descreva a cena, situação ou comando, relacionando de forma conflituosa o que identificamos como sendo o pescador tido como “bandido” e a Dona Conceição “boazinha”, precisamos Identificar também o problema sobre o qual vamos nos debruçarmos para alcançar a oportunidade percebida.
No nosso exemplo, o problema a solucionar será “como desenvolver e materializar a ideia pensada visando transformá-la em um livro” e a busca da solução passa por tratar a ideia de escrever um livro como sendo um verdadeiro projeto pessoal . Para isso, vamos utilizar um plano de ação para criar oportunidades de realização, estabelecendo objetivos, planejando recursos, estipulando entregas etc.
Uma das oportunidades percebidas poderia ser a de escrever um livro para eternizar um momento, presentear amigos ou vender alguns exemplares.
Nesse momento, concentre-se na ideia central da história (o enredo, trama ou intriga), deixando outros elementos essenciais da narrativa para serem pensados oportunamente, tais como os demais personagens, o tempo e o espaço.
Nesse caso, a ideia inicial poderia ser a seguinte:
“Contar a história de uma relação conturbada entre uma simpática e bem humorada comerciante (Dona Conceição) e um estranho pescador de temperamento agressivo e com uma folha penal suja, cujo passado obscuro é visto como um grande obstáculo ao relacionamento entre os dois”.
Observe que, numa única frase (embora ainda esteja longa), adicionamos:
- um conflito (uma relação conturbada de bandido e mocinha);
- um problema (algo que perturba a paz e a harmonia, que é a ficha corrida criminosa do pescador); e
- um obstáculo (algo a ser superado, que é um passado obscuro).
Com isso, utilizando esse recurso às palavras-chave ou expressões: “relação conturbada” e “passado obscuro” ou mesmo outras palavras e expressões que venham a ser utilizadas para denotar conflitos , problemas , obstáculos etc., você vai tornar sua história, desde o início, um pouco mais interessante para você e para o seu leitor. [2] Faça algo parecido com a sua ideia.
Aperfeiçoando o núcleo da ideia inicial, o problema e a oportunidade, temos:
Ideia, problema e oportunidade
Ideia | Narrar uma história sobre a relação conturbada entre Dona Conceição e um estranho pescador com um passado obscuro, descrevendo os obstáculos enfrentados para consolidar o relacionamento entre os dois. |
Problema | Desenvolver a ideia, visando transformá-la em um livro. |
Oportunidade | Escrever um livro para eternizar um momento, presentear amigos ou vender alguns exemplares. |
2) Identifique por onde vai começar
Ao se questionar sobre os primeiros passos (por onde começar?) naturalmente já surgem outras perguntas. Algumas delas são meio que intuitivas para o desenvolvimento de uma narrativa, tais como: onde , quando , como e com quem ocorreu o episódio?
De fato, quando começamos a tratar a ideia de escrever um livro como sendo um verdadeiro projeto, surgem essas e outras perguntas intuitivas, oriundas do Plano de Ação 5W2H [3] . As respostas a essa perguntas são de grande importância para o desenrolar do processo de escrita criativa.

Os escritores iniciantes precisam dedicar algum tempo para responder a essas perguntas de forma satisfatória, e uma boa dica nesse sentido é a de tentar compreender melhor o que exatamente se quer com cada pergunta. Sugerimos considerar as seguintes orientações:
Perguntas orientadoras
Pergunta | Complemento |
(What) O que… está sendo tratado? O que aconteceu? | Quais são os detalhes; o objeto, o assunto? Caracteriza o enredo, que se constitui pelos fatos que constroem o texto; a trama. |
(Who) Quem… são os personagens? Com quem aconteceu? Quem fez? | Quem está envolvido na trama? Caracteriza os personagens. |
(Why) Por quê… narrar a história? Por que isso aconteceu? | Para que? Qual a importância do assunto? Corresponde ao motivo desencadeador da trama, o conflito gerador do enredo. |
(When) Quando… se dá a história? Quando aconteceu? | Período em que se dá a história. Caracteriza o tempo em que os fatos aconteceram. |
(Where) Onde… será narrada a história? Onde aconteceu? | Espaço/local em que acontece a história. Caracteriza o ambiente em que os fatos aconteceram. |
(How) Como… fazer isto (a história)? Como aconteceu? Em quais circunstâncias se deram os fatos? | Como construir uma narrativa, meio, forma, dinâmica? Caracteriza o modo como a trama se desenrola. |
(How much) De quanto… é o orçamento? | Qual será o gasto? Em quanto tempo será concluído? |
Gênero, tema, público-alvo e título
Respondidas às questões iniciais, já é possível estabelecer um assunto geral, um tema sobre o que você deseja escrever, mesmo que ainda não saiba muita coisa sobre o assunto ou seu desenrolar. Também é importante utilizar as respostas das perguntas intuitivas para identificar a que público-alvo seu texto é direcionado (infantil, juvenil ou adulto, ou mesmo um público leigo ou especializado).
Com um pouco mais de esforço já podemos estabelecer outras informações, tais como o gênero literário e um título para o livro.
As informações que temos até aqui são poucas, mas, para os fins deste texto, vamos supor que as perguntas acima foram devidamente respondidas e que podemos inferir as seguintes definições:
Gênero | Conto / Novela / Romance |
Tema | Amor às escondidas |
Público-alvo | Adulto |
Título (provisório) | O amor secreto de Dona Conceição e o pescador |
Continua em… O conflito dramático(3) – Planejamento do texto de um livro de ficção

Quer saber como escrever seu primeiro livro de ficção utilizando noções de projeto e de planejamento?
Então, acesse o curso Meu_Sonho_Meu_Livro e tire o seu livro de ficção do campo das ideias para materializá-lo no papel ou na tela.
Ou adquira o livro digital Guia Prático Meu Primeiro Livro, para saber como escrever um conto, novela ou romance.
Notas
[1] Essas definições vão ajudar a “projetizar” seu planejamento do texto, uma vez que “o início de qualquer projeto [mesmo um literário] se constitui de uma ideia para a solução de um problema ou a obtenção de uma oportunidade percebida” (PEREIRA FILHO, 2007: 21).
[2] Sobre essa preocupação com o leitor, Umberto Eco afirma que “as únicas coisas que os autores escrevem para si mesmos são as listas de compras (…). Tudo mais (…) são mensagens destinadas a outra pessoa. Não são monólogos; são diálogos (ECO, 2018: 59, apud CEREJA & VIANNA, 2023).
[3] Os 5 “Ws” e 2 “Hs” do Gerenciamento de Projetos : Por quê? Quem? O que? Como? Quando? Onde? e Quanto? Também conhecidas como perguntas orientadas ou Plano de ação 5W2H (SELIG, 2008:63).
Bibliografia
CEREJA, William & VIANNA, Carolina D. Português: Linguagem, 9º ano. 10 ed. São Paulo: Atual, 2023.
PEREIRA FILHO. Práticas de melhoria do valor no gerenciamento de projetos. Revista Mundo Project Management. Ano 4. Nº 22 – ago/set – 2007.
SELIG, Gad. J. Excelência em Programas e Projetos. Os fatores críticos de sucesso e as melhores práticas aplicadas nas empresas de classe mundial . Revista Mundo Gerenciamento de Projetos. Ano 4. Nº 20 – abr/mai – 2008.
Por Francisco Hélio de Sousa
fhelios@gmail.com