O fantasma da filha do coronel

Um casamento pode ser um evento tão negativo a ponto de levar à ruína uma cidade inteira? E é possível que os causadores dessa ruína sejam também aqueles a restabelecer o desenvolvimento dessa cidade? Leia este livro e tire suas próprias conclusões


A novela direcionada para o público juvenil intitulada O fantasma da filha do coronel foi publicado inicialmente em 2012, após consagrar-se em primeiro lugar no prêmio Eliane Ganem de Literatura Infantil e Juvenil de 2011, tendo sido avaliado por uma comissão julgadora composta por três escritoras de renome e especialistas na área (Leny Werneck, Maria Helena Khünner e Eliane Ganem). O livro foi novamente publicado em agosto de 2018 pela Editora Adonis (Americana/SP) após revisão ortográfica, pequenos ajustes no texto e novo formato de editoração e ilustração. É um livro que surpreende o leitor pelo seu jeito muito próprio de dizer as coisas, entremeado de ironia e capaz de conduzir por caminhos de uma literatura firme, segura e ao mesmo tempo engraçada. É divertido e com um toque de terror.



Narra, em uma pequena novela de capítulos curtos e objetivos, como um casamento tradicional arranjado entre a filha de um ilustre coronel e o filho de um rival político, intermediado pelo prefeito e visando interesses político-financeiros, muda a história de uma pequena cidade do interior ao converter-se em um escândalo de grandes proporções. Descreve como uma pequena cidade e seus paupérrimos habitantes, que esperavam prosperar por meio da atuação e da aliança de seus principais políticos, veem o seu potencial de desenvolvimento despencar até chegar ao fundo do poço, ficando ainda mais carentes de toda sorte de infraestrutura e consumidos pelo atraso econômico, pela pobreza e a falta de perspectivas. Porém, o desenvolvimento econômico da cidade ressurge aos poucos a partir do potencial turístico proporcionado por uma história mal contada que dá conta de um grande investidor misterioso e de um mecenas patrocinador de eventos sociais, políticos, filosóficos e artísticos, bem como da existência de um cemitério mal-assombrado e da suposta aparição de uma visagem: o fantasma da filha do coronel.


Trecho:

(…) O que Guilhermina fez a seguir, não foi testemunhado. Contam as más línguas que ela voltou a ficar em prantos e saiu correndo pelada, gritando feito louca ao redor do cemitério até sumir de vista. Outros dizem ter cometido suicídio, enterrando-se viva nas covas já abertas pelo coveiro. Também surgiram diversos outros relatos não comprovados para o seu sumiço, tais como ter sido devorada por feras, reduzida a pó por um raio, sequestrada por almas penadas, abduzida por extraterrestres e outras invenções fantasiosas. O fato é que depois disso Guilhermina nunca mais foi vista por aquelas bandas (pelo menos não na forma humana). Após esse dia, virou lenda sua aparição feito fantasma no cemitério para assombrar as pessoas que se aproximavam do local. Sempre se achava, aqui ou acolá, alguém que jurasse ter visto uma mulher vestida de branco a rondar entre os túmulos do cemitério.


Encenação teatral

Veja abaixo a apresentação de monólogo do livro “O fantasma da filha do coronel” por ocasião do II Concurso Literário da Biblioteca Desembargadora Nídia de Assunção Aguiar em Piripiri (Piauí), em novembro/2019. Concurso destinado às crianças do ensino fundamental e dividido em duas fases, onde na primeira fase os alunos fizeram uma resenha de um livro e, na segunda fase, apresentaram um monólogo do livro escolhido. O texto foi apresentado pela estudante Hélen Horrana Lima de França, aluna do 5º ano, do Centro Educativo Municipal Irmã Ângela – CEMIA.

Fotomontagem da apresentação. Na ocasião os alunos se fantasiaram, adquiriram cartazes e camisetas personalizadas para o evento, ficou tudo muito bonito.

Veja também o vídeo da apresentação (Clique aqui ou na figura para ver vídeo no facebook que foi divulgado pela escola). Para ir direto ao à parte da apresentação que trata do livro, veja a partir dos 14 minutos.


Publicações na mídia

(primeira versão do livro)


Certificado


Publicações na mídia

Resultado do Prêmio Eliane Ganem de Literatura Infanto-Juvenil de 2011

Servidor do CJF lança mais um livro


Descrição:

  • ISBN: 978-85-7913-401-2
  • NÚMERO DE PÁGINAS: 64
  • EDITORA: Adonis
  • FORMATO: 15×21 cm 
  • AUTOR(A): Francisco Hélio
  • ILUSTRADOR(A): Paulo R. Masserani